Henrique nunca se acostumou a ser o único negro aonde quer que ele fosse. Nascido em Novo Hamburgo, um município fundado por imigrantes alemães no Sul do Brasil, ele sempre morou pelo Centro da cidade, onde havia poucos negros – mas bastava ir até os bairros mais periféricos para que então encontrasse muitos. Desde cedo isso já o incomodava, e passou a incomodá-lo ainda mais a partir do momento em que ingressou na universidade.
Tenho muitos amigos negros mas nunca os via aí, e comecei a me perguntar por quê.
Segundo dados do IBGE, em 2015, 12,8% dos negros entre 18 e 24 anos chegaram ao nível superior, enquanto a proporção entre jovens brancos da mesma idade era de 25,6%. Cabe ressaltar que, segundo o Censo de 2010, 50,7% dos brasileiros se declaram negros ou pardos e 47,3%, brancos.
Queremos mostrar o valor de diferentes grupos étnicos dentro do mercado de trabalho, e também provar para os jovens que é, sim, possível trabalhar para uma multinacional.
Informação
Ethnicities@SAP
Na SAP, temos vários Grupos de Afinidade focalizados em raças e etnias em todo o mundo. No Brasil, o grupo se chama “Ethnicities@SAP” e se concentra em refletir a distribuição demográfica do país na força de trabalho da SAP. Atualmente no Brasil, mais de 54% da população se autodefine como não-branca, mas o ambiente empresarial está longe de refletir esta realidade.
A SAP estabeleceu uma parceria com a instituição brasileira Faculdade Zumbi dos Palmares, através da qual a empresa oferece alguns postos de estágio aos alunos, para que eles considerem a SAP como um empregador potencial.
Além de ter políticas e procedimentos sólidos contra a discriminação, incrementar a conscientização é crucial para desenvolver um ambiente diverso e inclusivo sustentável. Nosso Programa de Aprendizagem de Diversidade e Inclusão oficial, promovido ao longo do ano, está disponível para todos os funcionários de todas as partes do mundo e inclui conteúdos sobre Vieses Inconscientes e Diversidade Racial.
Veja algumas fotos de atividades voltadas ao aumento da conscientização em nossas filiais:
ID Experience (Summit)ID Experience (Summit)ID Experience (Summit)Treinamento de Diversidade (Focus on Insight)Ação Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – São Paulo e Rio de Janeiro.Ação Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – São Leopoldo (SAP Labs Latin America). Café da Manhã com a Presidente.Participação da SAP na Iniciativa Empresarial pela IgualdadeParticipação da SAP na Iniciativa Empresarial pela IgualdadeParticipação da SAP na Iniciativa Empresarial pela IgualdadeParticipação da SAP na Iniciativa Empresarial pela IgualdadeParticipação da SAP na Iniciativa Empresarial pela IgualdadeApresentação da SAP (Zumbi dos Palmares – ação de recrutamento)Apresentação da SAP (Zumbi dos Palmares – ação de recrutamento)
Henrique quer, assim, oferecer aos outros o mesmo apoio e oportunidade que recebeu de sua família, ciente de que nem todos podem usufruir desse mesmo privilégio. Foram seus avós, reconhecidos por seu excelente trabalho como sapateiros, que o inspiraram com palavras e atitudes. Também sua mãe e sua tia deram o exemplo através do estudo, ingressando na universidade já adultas.
Meus pais sempre nos disseram, a mim e a minhas irmãs, que éramos capazes de tudo, e que podíamos fazer a diferença.
Seus pais precisaram fazer vários sacrifícios para que os filhos pudessem estudar.
A oportunidade de conhecer outras culturas foi também fundamental para que Henrique compreendesse a importância da diversidade. No final da década de 90, seu pai recebeu uma irrecusável proposta de trabalho na China. A família inteira se mudou para lá, e Henrique passou sete anos nesse novo ambiente antes de voltar ao Brasil.
Meu grupo de amigos era tão multicultural: eles vinham da Colômbia, da Coréia, de Portugal, de Taiwan, e de vários outros países. Sempre me interessei muito em conhecer gente diferente.
Seu pai, Laudino, sua mãe, Giani, e sua irmã mais nova, Karen, vivem na China até hoje. Sua outra irmã, Gabriela, mora nos Estados Unidos, e Henrique mora no Brasil com a sua esposa, Raquel.
Sempre em busca de novas experiências, aos vinte anos Henrique foi a Boston como missionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para pregar o evangelho, visitar crentes e realizar diferentes tipos de trabalho voluntário. Hoje, aos 27, estuda Administração de Empresas pelo programa de ensino a distância da Universidade de Birmingham e trabalha na área de atendimento ao cliente da SAP, onde coloca em prática sua paixão por interagir com os mais diversos tipos de gente.
Informação
paixão por interagir com os mais diversos tipos de gente
SAP – um lugar onde a Diversidade e a Inclusão são parte da cultura empresarial.
Ele entrou na SAP como estagiário e foi efetivado um ano depois. “Não há nada que os jovens não possam fazer. Eu conversei com muita gente em busca de orientação sobre como crescer e me tornar uma versão melhor de mim mesmo. Quero que outras pessoas da minha idade, ou até mais jovens que eu, saibam que é possível, sim, pegar um diamante em seu estado bruto e poli-lo até que todos possam ver o quão precioso ele é. Isso é algo que sempre gostei de fazer e quero continuar fazendo com essa rede”, ele disse, com a alegria de quem sabe que está seguindo sua verdadeira vocação e trabalhando com um propósito.
Endereço do grafite: Av. Unisinos , 744 - São João Batista | São Leopoldo, Brasil
Informação
Ele entrou na SAP como estagiário
Talentos Precoces
(crie o mundo no qual você quer viver)
Junte-se à nossa Comunidade de Talentos clicando aqui.